terça-feira, 6 de outubro de 2009

Marshmallows.


Boa noite! Como estão? Espero que bem.Ultimamente anda corrido por causa desse Enem, mas hoje, durante uma tarde ociosa, resolvi experimentar esta receita do site Joy of Baking: Marshmallows caseiros!São absolutamente deliciosos, o ponto é muito bom e é facil de fazer, tendo uma batedeira e seu respectivo suporte. (http://www.joyofbaking.com/candy/HomemadeMarshmallows.html)
Eu não sei quanto a vocês, mas tenho costume de comer Marshmallows industrializados, e a maioria de origem americana (de onde pensei que ele fosse, de verdade...). Então fui pesquisar e surpresa: eles tiveram origem no Egito. Inesperado, não?
Os Marshmallows datam do Egito antigo, onde utilizavam a seiva da planta Marsh-Mallow (althea officinalis) para engrossar um doce que tinha como base o mel. A planta cresce em pântanos de sal e em locais como brejos, ou perto de muita água.
Hoje, claro, as pessoas não procuram esse tipo de recurso para cozinhar. Sim, obviamente ter uma horta em casa, de onde tiramos as cebolinhas e salsinha básicas para lavar e temperar a sopa, acaba se tornando algo muito mais gostoso do que pegar as congeladas, ou ter que ir na feira comprar, mas alguns metodos culinários - como retirar seiva da althea officinalis - acabam se tornando mais simples e mais eficazes com a presença de produtos industrializados. No caso dessa receita em específico, a gelatina em pó sem sabor.E não somente a planta foi substituída, mas com o tempo o mel também foi substituído pelo xarope claro de milho - que não tem gosto forte e aparente como o mel.
O Marshmallow, como muitos outros pratos doces e salgados que conhecemos hoje, também perdeu a essência de seu preparo. Claro, para os mais conservadores, ou para naturalistas e até mesmo para os que gostam de experimentar o clássico, pode-se fazer a receita com seiva de althea e mel, a quantidade é a mesma! Aonde achar althea? Não me pergunte. Mas li pessoas que fizeram!
Bom, antes da receita, devo lembrar que, caso queiram substituir o xarope pelo mel, é a mesma quantidade. E para os que leem, devo lembrar que precisarão de açúcar de confeiteiro e manteiga para untar a forma.E por fim, aqui está! Espero que gostem.

1 xícara de chá de água gelada;
2 envelopes (12 gramas) de gelatina sem sabor;
2 xícaras de açúcar cristal;
1 xícara de xarope de milho (pode ser substituido por karo ou mel);
1/2 colher de chá de sal;
2 colheres de chá de extrato de baunilha;
1 colher de café de corante (opcional).

- Coloque 1/2 copo de água gelada em uma batedeira;
- Misture a gelatina em pó e misture até dissolver;
- Em uma panela, coloque o restante da água, o açúcar, o sal e o xarope;
- Espere ferver até obter uma mistura homogênea
Aumente o fogo e ferva, sem mexer, durante 10 minutos;
- Com a batedeira ligada em uma velocidade lenta, coloque a mistura quente aos poucos na gelatina que está na batedeira;
- Aumente a velocidade gradualmente e bata a mistura até que triplique de tamanho, mais ou menos;
- Adicione o extrato de baunilha e o corante e bata novamente;
- A massa final é densa e pesada, o ponto ideal é quando pode-se pega-la em uma colher, virar, e ela manter-se presa;
- Unte com manteiga uma forma de bolo, ou qualquer forma baixa com borda alta;
- Por cima da manteiga, apenas no fundo, recorte um pedaço de papel manteiga e cole-o por cima da manteiga;
- Unte com manteiga por icma do papel e polvilhe açúcar de confeiteiro até que se grude em toda a forma;
- Utilize uma espatula ou uma colher para despejar o marshmallow na forma, esparramando em uma camada de espessura média;
- Polvilhe açúcar de confeitero por cima e coloque-o em um local seco;
- Reserve durante 12 horas e desenforme em tábuas, cortando em quadrados do tamanho que desejar.

2 comentários:

Lil disse...

AAAAH!! eu comi o seu marshmallow!!!
Tava boooooooom!!!

Rosiel disse...

Ah que coisa fofa e apetitosa o.o...
Que tal vc colocar uma receita de Risoto? Eu apreciaria xD